Perfil del deportista resiliente en función de la Orientación Motivacional y la Diversión en la práctica deportiva federada
- 1 Prof. Asociado del Dpto: Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. EHU/UPV. San Sebastián. España.
- 2 Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea, España
- 3 Prof. Adjunta Dpto: Didáctica de la Expresión Musical, Plástica y Corporal. EHU/UPV. San Sebastián. España.
ISSN: 1578-8423, 1989-5879
Datum der Publikation: 2023
Titel der Ausgabe: CPD1(2023)
Ausgabe: 23
Nummer: 1
Seiten: 158-174
Art: Artikel
Andere Publikationen in: Cuadernos de psicología del deporte
Zusammenfassung
A resiliência estudou o conjunto de habilidades pessoais que permitem que um indivíduo funcione de forma saudável na adaptação a um contexto adverso e/ou a um evento disruptivo na vida diária. Nos últimos anos, a resiliência tem sido um fator a ser considerado na avaliação do desempenho esportivo. Esta investigação visa determinar o perfil do atleta resiliente num grupo de jovens federados de Guipúzcoa (300 homens e 135 mulheres, com idade média de 18,61 anos). Foi utilizado um questionário "ad-hoc" composto por 3 questionários já validados: a Escala de Resiliência (Wagnild e Young, 1993), a Escala de Diversão/Satisfação (Balaguer, Atienza et al., 1997) e o Questionário de Orientação Motivacional ao Ego e Tarefa no Esporte (Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire, cuja sigla é TEOSQ) (Duda, 1989), e as relações entre nível competitivo, gênero, caráter esportivo, Orientação Motivacional e Diversão. Os resultados permitem concluir que os atletas mais resilientes são os que mais se divertem e são os mais motivados para a prática desportiva, sobretudo os mais orientados para a tarefa. Além disso, a prática de esportes individuais parece desenvolver em maior medida as capacidades resilientes dos jovens. O tamanho do efeito resultante é 0,288, efeito médio.
Bibliographische Referenzen
- Aguinaga, Í., Herrero-Fernández, D., & Santamaría, T. (2021). Factor protector de las estrategias de afrontamiento y la cohesión de grupo sobre el bienestar psicológico ante situaciones de ansiedad competitiva en futbolistas. Cuadernos de Psicología del Deporte, 21(1), 86-101. https://doi.org/10.6018/cpd.414281
- Artuch-Garde, R., González-Torres, M. D. C., de la Fuente, J., Vera, M. M., Fernández-Cabezas, M., & López-García, M. (2017). Relationship between resilience and self-regulation: a study of Spanish youth at risk of social exclusion. Frontiers in psychology, 8, 612. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00612
- Ato, M., López-García, J. J., & Benavente, A. (2013). Un sistema de clasificación de los diseños de investigación en psicología. Anales de Psicología/Annals of Psychology, 29(3), 1038-1059. https://doi.org/10.6018/analesps.29.3.178511
- Bandura, A., & McClelland, D. C. (1977). Social learning theory (Vol. 1). Prentice Hall: Englewood cliffs.
- Beth, M., Mezei, B., OTS, A., Weinstein, M., & Bush PhD, J. (2012). Engagement, environment, and skill development: An exploration of the summer activity experiences of at-risk middle school youth.
- Bruner, N., Epstein, J., Serritella, J., & Quaranta, R. (2014). La formación psíquica de la memoria simbólica, su relación con lo inconsciente y el juego en la infancia. In VI Congreso Internacional de Investigación y Práctica Profesional en Psicología XXI Jornadas de Investigación Décimo Encuentro de Investigadores en Psicología del MERCOSUR. Facultad de Psicología- https://www.aacademica.org/000-035/586
- Castro-Sánchez, M. C., Zurita-Ortega, F., Chacón-Cuberos, R. & Sánchez, A. L. (2019). Clima motivacional y niveles de ansiedad en futbolistas de categorías inferiores. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (35), 164-169. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.63308
- Chacon Borrego, F., Padial Ruz, R., Yedra Clements, S., Breton Prats, S., Cepero Gonzalez, M., & Zurita Ortega, F. (2017). Relationship between the academic achievement and the self-concept in young basketball players in extracurricular national competition. Sport Tk-Revista Euroamericana De Ciencias Del Deporte, 6(2), 75-80. https://doi.org/10.6018/300411
- Cecchini Estrada, J. A., González González-Mesa, C., Méndez Giménez, A., Fernández-Río, J., Contreras Jordán, O., & Romero Granados, S. (2008). Metas sociales y de logro, persistencia-esfuerzo e intenciones de práctica deportiva en el alumnado de Educación Física. Psicothema, 20 (2), 260-265. https://idus.us.es/handle/11441/57283
- Cevada, T., Cerqueira, L. S., Moraes, H. S. D., Santos, T. M. D., Pompeu, F. A. M. S., & Deslandes, A. C. (2012). Relationship between sport, resilience, quality of life, and anxiety. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 39(3), 85-89. https://doi.org/10.1590/S0101-60832012000300003
- Clancy, R. B., Herring, M. P., & Campbell, M. J. (2017). Motivation measures in sport: A critical review and bibliometric analysis. Frontiers in psychology, 8, 348. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00707
- Chacón-Cuberos, R., Giráldez, V. A., Zagalaz, J. C., Sánchez, M. L. Z., & García, D. C. (2016). Estudio relacional de la práctica deportiva en escolares según el género. SPORT TK-Revista EuroAmericana De Ciencias Del Deporte, 5(1), 85-92. https://doi.org/10.6018/249161
- Chacón-Cuberos, R., Castro-Sanchez, M., Espejo-Garcés, T., & Ortega, F. Z. (2016). Estudio de la resiliencia en función de la modalidad deportiva: fútbol, balonmano y esquí. RETOS. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (29), 157-161. https://doi.org/10.47197/retos.v0i29.41313
- Connor, K. M., & Davidson, J. R. (2003). Development of a new resilience scale: The Connor‐Davidson resilience scale (CD‐RISC). Depression and Anxiety, 18(2), 76-82. https://doi.org/10.1002/da.10113
- Cowden, R. G., Meyer-Weitz, A., & Oppong Asante, K. (2016). Mental toughness in competitive tennis: relationships with resilience and stress. Frontiers in psychology, 7, 320. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00320
- Cohn, M. A., Fredrickson, B. L., Brown, S. L., Mikels, J. A., & Conway, A. M. (2009). Happiness unpacked: positive emotions increase life satisfaction by building resilience. Emotion, 9(3), 361. https://doi.org/10.1037/a0015952
- Csikszentmihalyi, M. (1985). Reflections on enjoyment. Perspectives in Biology and Medicine, 28(4), 489-497. https://doi.org/10.1353/pbm.1985.0019
- Csikszentmihalyi, M., Abuhamdeh, S., & Nakamura, J. (2014). Flow. In Flow and the foundations of positive psychology (pp. 227-238). Springer, Dordrecht. https://doi.org/10.1007/978-94-017-9088-8_15
- Deci, E. L., & Ryan, R. M. (2012). Self-determination theory. https://doi.org/10.4135/9781446249215.n21
- Deci, E. L., & Ryan, R. M. (1985). The general causality orientations scale: Self-determination in personality. Journal of research in personality, 19(2), 109-134. https://doi.org/10.1016/0092-6566(85)90023-6
- Deci, E. L., Vallerand, R. J., Pelletier, L. G., & Ryan, R. M. (1991). Motivation and education: The self-determination perspective. Educational psychologist, 26(3-4), 325-346. https://doi.org/10.1080/00461520.1991.9653137
- Duda, J. L. (1989). Relationship between task and ego orientation and the perceived purpose of sport among high school athletes. Journal of sport and exercise psychology, 11(3), 318-335. https://doi.org/10.1123/jsep.11.3.318
- Ewert, A., & Yoshino, A. (2011). The influence of short-term adventure-based experiences on levels of resilience. Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, 11(1), 35-50. https://doi.org/10.1080/14729679.2010.532986
- Fernández, D. L., & Briceño, O. B. S. (2020). Estrategias de afrontamiento como intervención al estrés en futbolistas. Retos: nuevas tendencias en educación física, deporte y recreación, (38), 613-619. https://doi.org/10.47197/retos.v38i38.75724
- Fernández, J. G., Contreras, O. R., García, L. M., & González Villora, S. (2010). Autoconcepto físico según la actividad físicodeportiva realizada y la motivación hacia ésta. Revista Latinoamericana De Psicología, 42(2), 251-263. https://www.redalyc.org/pdf/805/80515381007.pdf
- Fletcher, D., & Sarkar, M. (2012). A grounded theory of psychological resilience in Olympic champions. Psychology of sport and exercise, 13(5), 669-678. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2012.04.007
- Fonseca Bicalho, C. C.; Ferreira de Melo, G., & Noce, F. (2020). Resilience of athletes: a systematic review based on a citation network analysis. Cuadernos de Psicología del Deporte, 20(3), 26-40. https://doi.org/10.6018/cpd.391581
- González, L., Castillo, I., & Balaguer, I. (2019). Análisis del papel de la resiliencia y de las necesidades psicológicas básicas como antecedentes de las experiencias de diversión y aburrimiento en el deporte femenino. Revista de Psicodidáctica, 24(2), 131-137. https://doi.org/10.1016/j.psicod.2019.01.002
- Green, G. T., Kleiber, D. A., & Tarrant, M. A. (2000). The effect of an adventure-based recreation program on development of resiliency in low income minority youth. Journal of Park & Recreation Administration, 18(3)
- Gutiérrez-García, P., Castillo-Jiménez, N., Ríos-Domínguez, R., González-Fiambres, R. A., Ramírez-Siqueiros, M. G., & López-Walle, J. M. Clima de empoderamiento, tipos de motivación, diversión y aburrimiento en jóvenes deportistas. Journal of Behavior, Health & Social Issues, 12(2). http://revistas.unam.mx/index.php/jbhsi/article/view/76307
- Hernández, C. A., Jiménez, M., Guadarrama, E., & Rivera, Á. E. (2016). La percepción de la motivación y satisfacción de la tutoría recibida en estudios de posgrado. Formación universitaria, 9(2), 49-58. https://doi.org/10.4067/S0718-50062016000200006
- Hosseini, S. A., & Besharat, M. A. (2010). Relation of resilience whit sport achievement and mental health in a sample of athletes. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 5, 633-638. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.07.156
- Martínez-Moreno, A. (2017). Calidad en el deporte de élite. Análisis de fortalezas y debilidades psicológicas en jugadores de balonmano. Cuadernos de Psicología del Deporte, 17(1), 19-24. https://doi.org/10.20868/upm.thesis.65780
- Leigh, B., & Milgrom, J. (2008). Risk factors for antenatal depression, postnatal depression and parenting stress. BMC Psychiatry, 8(1), 24. https://doi.org/10.1186/1471-244X-8-24
- Lévano, A. C. S. (2005). Métodos e instrumentos para medir la resiliencia: Una alternativa peruana. Liberabit, 11, 41.
- Liberal, R., Escudero, J. T., Cantallops, J., & Ponseti, J. (2014). Impacto psicológico de las lesiones deportivas en relación al bienestar psicológico y la ansiedad asociada a deportes de competición. Revista de psicología del deporte, 23(2), 451-456. https://www.redalyc.org/pdf/2351/235131674026.pdf
- Luthar, S. S. (2006). Resilience in development: A synthesis of research across five decades.
- Luthar, S. S., Cicchetti, D., & Becker, B. (2000). The construct of resilience: A critical evaluation and guidelines for future work. Child Development, 71(3), 543-562. https://doi.org/10.1111/1467-8624.00164
- Lyoka, P. (2011). Impact of intermittent physical exercises on mental health of some police officers in nkonkobe district, south africa: Sport psychology. African Journal for Physical Health Education, Recreation and Dance, 17(Special issue 1), 665-674. https://journals.co.za/doi/abs/10.10520/EJC19740
- Martinek, T. J., & Hellison, D. R. (1997). Fostering resiliency in underserved youth through physical activity. Quest, 49(1), 34-49. https://doi.org/10.1080/00336297.1997.10484222
- Masten, A. S. (2001). Ordinary magic: Resilience processes in development. American Psychologist, 56(3), 227. https://doi.org/10.1037/0003-066X.56.3.227
- Méndez-Giménez, A., Estrada, J. A. C., & Fernández-Río, J. (2016). Pasión por el deporte, actividad física vigorosa y satisfacción con la vida. Revista de Psicología del Deporte, 25(1), 73-79. https://www.redalyc.org/pdf/2351/235143645010.pdf
- Morgan, P. B., Fletcher, D., & Sarkar, M. (2013). Defining and characterizing team resilience in elite sport. Psychology of sport and exercise, 14(4), 549-559. Nicholls, J. G. (1984). Achievement motivation: conceptions of ability, subjective experience, task choice, and performance. Psychological review, 91(3), 328. https://doi.org/10.1016/j.psychsport.2013.01.004
- Olmedilla, A., Ortega, E., Andreu, M. D., & Ortín, F. J. (2010). Programa de intervención psicológica en futbolistas: evaluación de habilidades psicológicas mediante el CPRD. Revista de Psicología del Deporte, 19(2), 249-262. https://www.redalyc.org/pdf/2351/235116352012.pdf
- Sanchez-Ortega, A. M., & Montero, F. J. O. (2021). Relación entre resiliencia y rendimiento en deportistas. Revisión sistemática. Revista de Psicología Aplicada al Deporte y al Ejercicio Físico, 6(2), 1-11. https://doi.org/10.5093/rpadef2021a16
- Palomar Lever, J., & Gómez Valdez, N. E. (2010). Desarrollo de una escala de medición de la resiliencia con mexicanos (RESI-M). Interdisciplinaria, 27(1), 7-22.
- Pelletier, L. G., Fortier, M. S., Vallerand, R. J., & Briere, N. M. (2001). Associations among perceived autonomy support, forms of self-regulation, and persistence: A prospective study. Motivation and emotion, 25(4), 279-306. https://doi.org/10.1023/A:1014805132406
- Ródenas, L. (2015). Clima motivacional, motivación y cohesión: un estudio en el fútbol base (Doctoral dissertation, Universitat de València). https://dialnet.unirioja.es/servlet/tesis?codigo=73016
- Romero-Barquero, C. E. (2015). Meta-análisis del efecto de la actividad física en el desarrollo de la resiliencia. Retos. Nuevas Tendencias en Educación Física, Deporte y Recreación, (28), 98-103. https://www.redalyc.org/pdf/3457/345741428019.pdf
- Ryan, R., & Deci, E. L. (2000). La Teoría de la Autodeterminación y la Facilitación de la Motivación Intrínseca, el Desarrollo Social, y el Bienestar. American Psychologist, 55(1), 68-78. https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.1.68
- Ruiz-Omeñaca, J. V., de León, A. P., Sanz, E., & Valdemoros, M. Á. (2015). La educación en valores desde el deporte: investigación sobre la aplicación de un programa integral en deportes de equipo. Retos. Nuevas Tendencias En Educación Física, Deporte Y Recreación, (28), 270-275. https://www.redalyc.org/pdf/3457/345741428047.pdf
- Ruiz, R., de la Vega, R., Poveda, J., Rosado, A., & Serpa, S. (2012). Análisis psicométrico de la escala de resiliencia en el deporte del fútbol. Revista De Psicología Del Deporte, 21(1). https://www.redalyc.org/pdf/2351/235124455018.pdf
- Ruffault, A., Bernier, M., Fournier, J., & Hauw, N. (2020). Anxiety and motivation to return to sport during the French COVID-19 lockdown. Frontiers in Psychology, 11, 3467. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.610882
- Sánchez, M., Sánchez-Sánchez, J., Carcedo, R. J., & García, J. A. (2020). Clima, orientación motivacional y diversión en futbolistas alevines. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, 20(79), 507-520. https://doi.org/10.15366/rimcafd2020.79.008
- Sanchez-Ortega, A. M., & Montero, F. J. O. (2021). Relación entre resiliencia y rendimiento en deportistas. Revisión sistemática. Revista de Psicología Aplicada al Deporte y al Ejercicio Físico, 6(2), 1-11. https://doi.org/10.5093/rpadef2021a16
- Secades, X. G., Molinero, O., Barquín, R. R., Salguero, A., De la Vega, R., & Márquez, S. (2014). La resiliencia en el deporte: Fundamentos teóricos, instrumentos de evaluación y revisión de la literatura. Cuadernos De Psicología Del Deporte, 14(3), 83-92. https://doi.org/10.4321/S1578-84232014000300010
- Standage, M., Gillison, F. B., Ntoumanis, N., & Treasure, D. C. (2012). Predicting students’ physical activity and health-related well-being: A prospective cross-domain investigation of motivation across school physical education and exercise settings. Journal of Sport and Exercise Psychology, 34(1), 37-60. https://doi.org/10.1123/jsep.34.1.37
- Suárez, C. I., & Jiménez, M. D. L. V. M. (2021). Rendimiento deportivo en atletas federados y su relación con autoestima, motivación e inteligencia emocional. Revista de Psicología Aplicada al Deporte y al Ejercicio Físico, Vol. 6, Nº 2, 2021. https://doi.org/10.5093/rpadef2021a15
- Torres, V. L. (2010). Educación y resiliencia: alas de la transformación social/Education and resilience: wings of social change. Actualidades investigativas en educación, 10(2). https://doi.org/10.15517/aie.v10i2.10130
- Trigueros, R., Aguilar-Parra, J. M., Álvarez, J. F., Cangas, A. J., & López-Liria, R. (2020). El efecto de la motivación sobre la resiliencia y la ansiedad del deportista. Revista Internacional de Medicina y Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, 20(77), 73-86. https://doi.org/10.15366/rimcafd2020.77.005
- Wagnild, G. M., & Young, H. M. (1993). Development and psychometric evaluation of the resilience scale. Journal of Nursing Measurement.
- Wikman, J. M., Stelter, R., Petersen, N. K., & Elbe, A. M. (2017). Effects of a team building intervention on social cohesion in adolescent elite football players. Swedish Journal of Sport Research. https://static-curis.ku.dk/portal/files/188671328/Wikman_et_al_Swedish_Journal_of_Sport_Research_2017.pdf
- Wankel, L. M. (1993). The importance of enjoyment to adherence and psychological benefits from physical activity. International Journal of Sport Psychology. https://psycnet.apa.org/record/1994-07751-001
- Zubizarreta-Cortadi, A., Arribas-Galagarraga, S., y Luis de Cos, I. (2018). Resiliencia de jóvenes deportistas en función del carácter individual o colectivo de su práctica. SPORT TK-Revista EuroAmericana de Ciencias del Deporte, 8(2), 73-79. https://doi.org/10.6018/sportk.391791
- Zurita Ortega, F., Castro-Sánchez, M., Linares Manrique, M., & Chacón Cuberos, R. (2017). Resiliencia, un elemento de prevención en actividad física. Sportis, 3(1), 50-62. https://doi.org/10.17979/sportis.2017.3.1.1726